foto furuta

quinta-feira, 10 de maio de 2007

'Favela' in London


Queridos companheiros de copo,

Escrevo agora pra contar sobre mais uma peregrinação de bar em bar. Lembram daquela mania de beber até a porta descer e a vassoura cantar? Fechar um, dois, três botecos, passar no 'Steak House' pra ver se rola um chopp-saideiro e não satisfeito partir pro 'Barroquinho' a procura daquele churrasquinho regado a pimenta, farofa e mais algumas dúzias de ampolas? Pois é, certas coisas só mudam de endereço...
Num fim de semana desses, andando pelas ruas do bairro de Clapham Junction farejando uma cerveja 'extra-cold', tive uma surpresa quando uma certa bandeira verde-amarela me chamou a atenção. Ela estava pintada em um paredão bem parecida com as que se espalham pelas nossas ruas em períodos de Copa do Mundo, toda torta e nada fiel à geometria do nosso querido símbolo. Mas como o que vale é a intenção, parei pra ler o que queria dizer aquela coisa tão familiar.
Em cima do desenho vinha em letras mais tortas ainda: "Favela Brazilian Bar". Mas foi engraçado, pois junto á parede havia uma loja e uma área parecida com um pequeno estacionamento, nada que lembrasse um bar. Como não podia deixar de ser, tive que dar um 'confere'. Perto dos 'borrões nacionais' haviam setas pintadas no chão e algumas placas improvisadas ao longo de um pequeno beco. Mesmo achando tudo muito esquisito, mais ainda por não conhecer aquela área, continuei trilhando aquele 'mapa da cachaça'. No final do sinistro corredor havia um muro, algo que lembrava uma oficina, e à esquerda o tal 'Favela'. Abri um sorriso de uma orelha a outra ao ver aquele lindo exemplar de pé sujo num clássico fundo de quintal, literalmente!
Acompanhado dos meus fiéis escudeiros, adentrei o recinto brazuca e me senti leve ao ver cartazes da minha querida e saudosa Skol na parede (entre outras beldades da terrinha). Só de dizer 'Oi, tudo bem!' e pedir uma 'estupidamente gelada' pra balconista/garçonete já me deixou que nem pinto no lixo. Só faltava ser gata, mas a atenção com a sede alheia compensou esse detalhe. Além do mais, nada que uma caixa e uns 'quentes' não resolvam! 'Desce dois, desce mais...'
Conversa vai, conversa vem, vi que o lugar apesar de pequeno poderia oferecer algumas 'possibilidades'. Perguntei à simpática anfitriã se rolava algum tipo de som ao vivo no boteco e se poderia levar o violão qualquer dia desses para uma pequena 'jam session'. Ela gostou da idéia, me ofereceu uma 51, comprei mais uma latinha pra viagem e antes de sair fiz questão de registrar a descoberta desse que pode ser o local do primeiro 'show' da minha viola inglesa. Tá aí! 'Pátria' ao fundo, o grande Juba (Skolzinha na mão!) e Mr. Fruit atacando de Brahma por falta 'da redonda' no estoque. E ainda eram 5 horas da tarde.

13 comentários:

Anônimo disse...

Como boa companheira de copo que sou, não poderia me ausentar desta!

Sabia que mais cedo ou mais tarde você iria encontrar um Mukifu-bar "made in Brazil".

Ontem mesmo vi um programa no GNT que apresentava uma reportagem sobre funk e mostrou um pub em NY, chamado Favela Chic. Favela já virou nome internacional, né?! Muito chic mesmo!! (rs...) Os gringos chegam aqui e vão visitar a Rocinha, mas não sabem que Rocinha já deixou de ser favela há muito tempo! E assim caminha a humanidade...

Adorei a novidade do "Favela Brazilian Bar" e espero que sua estréia internacional seja lá! Vou ficar aqui na torcida.Depois da garçonete lhe dar uma 51 então, só posso crer este ato seja um bom presságio: 51, uma boa idéia!

Anônimo disse...

Tô começando a afinar a viola e o gogó pra isso!! Fotos virão!!

Anônimo disse...

Não escrevo mais nessa merda. Abaixo à censura !!!!

Anônimo disse...

Que porra de censura é essa? Tá doida?? Ainda???
'Eu sei o que vcs fizeram na semana passada...'
Beijos e melhoras!!

Anônimo disse...

Fora Censura!!!!
É probido proibir!!
Rickson Gracie Neles!!!!

Anônimo disse...

Tá censurando a galera, Fields??!!
Ou deu a loucura na Jaca???
Que porra é essa?

Tão chamando seu blog de MERDA....eu não deixava não!!

Obs: Manda de novo o email pra mim com o endereço. Te mandei email, mas vc não deve ter lido ainda.
bjux e continue afinando a viola, a voz e os pensamentos!

Anônimo disse...

Chamar o que eu faço de 'merda' é chover no molhado!! ahahahaha
Alguém tá tendo alguma dificuldade pra escrever aqui, algum tipo de filtro ou coisa parecida? Se tiverem me avisem pra eu tentar encontrar onde tira isso. Ou mandar a Jaca tomar no pau!

Anônimo disse...

No pau não, que eu ando muito ocupada pra lidar com alergias.
Acho que tá rolando um filtro em relação ao segundo comentário. Ele aceita o primeiro mas veta o segundo. Até um blog tem sentimentos e cansa de ouvir tanta merda...hahahahaha

Anônimo disse...

É que o blog é temperamental, Jaca!
Tem que insistir um pouquinho...na segunda ou terceira tentativa, entra!

Tudo no bom sentido!

rsrs...

obs:já anotei o endereço e aguarde seu manto! hehhehe...
kiss, Fields!
Miss you...

Anônimo disse...

Malandro...perfeito!!! Pra completar, o maluquinho de verde lembra o "Vehrme" do Martina e o outro, forçando um pouquinho a barra (pela distância), lembra "da Matta"... nessa hora eu estaria tirando a foto!!! Quanto aos comentários de nossa amiga ve... - ops, desculpe! - nossa velha amiga... Nat, se eu ficasse te esperando naquele ambientezinho blasé, com todo mundo peidando cheiroso e bebendo chopp a quase 4 conto ainda por cima eu teria ido à falência (ô lugarzinho)! Fomos procurar uma favela (legítima) pra beber, até porque as favelas aqui tem muito mais a oferecer além da cerveja...rsrsrs, mas quero me defender e dizer que nesse dia fui voto vencido!!! Fui (a contragosto) parar no Rio de Janeiro e... só pessoalmente mesmo pra contar o que aconteceu... que doideira!!! Na próxima vamos nos encontrar, com certeza!!! Bjundas em todos!!!

Anônimo disse...

Não explica que complica, meu amigo ve..Genô, ops! velho amigo!!!
Desde quando não sou amiga de beber em favela legítima?!?! E desde quando eu não tenho algo de bom pra oferecer? A minha presença vale ouro, vc sabe!!!

Fala sério!!!!
Tô dizendo, Beto, foram pro boteco e não me convidaram. Saíram do lugar blasé que ELES MESMO escolheram, me chamaram e foram embora...só pode ser trote essa história!

Acho que vai ser mais fácil eu ir encontrar meu amigo Fields em London...mesmo não sendo uma favela legítima, mas ao lado de um AMIGO LEGÍTIMO! E tenho dito!

bjs, bjs!

Anônimo disse...

Nataly, num esquenta não pq teu anjo da guarda te livrou desses caras, vai por mim... rsrsrsr
Tô te esperando pra te apresentar a manguaceira daqui!! Bjão!

Anônimo disse...

Hahahahaha!!! E vc acha que não sei?! Mas não posso deixar passar essa oportunidade, né?!

Aqui: kd fotos novas????

Estou no aguardo...kiss