foto furuta

sexta-feira, 20 de abril de 2007

'Pra nao dizer que nao falei de Flores'


Como se percebe pelos erros no titulo desta, escrevo agora de um computador (valeu, Juba!) fabricado aqui e que desconhece qualquer tipo de acento, cedilha, til ou outros compromissos ortograficos da nossa lingua portuguesa. Vou tentar fugir de alguns destes e volta e meia usar a odiosa e abreviada forma como escrevem nos chats, msns e afins, mas isso vai doer. Tudo devido ao 'infarto' que meu laptop acabou de sofrer. 'Tristeza triste' . Vamos ao escrito e ocorrido ontem, ora pois!

'Eu que ja xinguei tanto papel, aquelas pilhas de xerox e escritos que diminuiam cada vez mais o meu pequeno quarto, me pego agora com saudades em forma de arrependimento pensando que tudo que posso ter perdido com o 'tilt' do computador (ou quase tudo) poderia estar a salvo em um canto umido e empoeirado. Ahhh, maldita e abencoada tecnologia!!
Tecnologia que possibilita falar com a familia e amigos distantes, acessar as mais variadas informacoes na velocidade de um clique, mas que associada a minha ignorancia e relaxamento me deixou completamente sem saber o que fazer ao ligar o computador e ver que nada acontecia alem de um tela preta e um tracinho piscando. Se caso confirmado o meu diagnostico sem conhecimento de causa terei perdido quase 30.000 fotos (mais de 20.000 somente de registros europeus) musicas, videos, panilhas, entrevistas, anotacoes de campo, composicoes, esquetes, ideias e rabiscos entre centenas de documentos em geral. Fora a sacanagem que vinha acumulando desde..., bem, deixa pra la.
Essa coisa de 'mundo digital' eh um negocio complicado pra caceta. Camera, por exemplo. Voce compra algo caro que facilita o envio, recebimento, armazenamento, enfim, agiliza sua vida, garante de alguma forma que a foto vai sair do jeito que voce gostaria (quase sempre), evitando aquela ingrata surpresa de encontrar um dedo em cima da sua cara ou cabecas cortadas quando revelado o filme. Detalhe: ainda tendo que pagar por isso. Duas vezes (filme e revelacao). Literalmente! No caso das 'velhas' maquinas ainda se paga pra ver a merda que voce fez ou que fizeram por voce.
Ja com as cameras digitais voce tem como corrigir na hora ou por meio de programas (se eu tivesse algum este estaria perdido tambem!), escolhendo entre dezenas de fotos sobre a mesma coisa qual aquela merecedora de ir pro papel. Na teoria, beleza. O problema eh que raramente se revela alguma coisa. A maioria esmagadora fica mesmo eh no computador ou gravadas em cds (nao me falem em backup! Se eu tivesse feito um nao estaria escrevendo isso agora!!) e pronto. Eu mesmo nao revelei praticamente nada comparado a quantidade de fotos batidas. Teoria uma coisa, pratica outra.
Hoje acordei num desolamento gigante por conta disso tudo e algo mais. Resolvi bater perna, conhecer outros cantos da cidade. Parti pro 'Regent's Park', perto da Estacao de Baker Street (essa merece registro) e ca estou. Parque lindo, enorme e cheio de cisnes, patos, passaros, criancas brincando, corpos carentes de sol sobre a grama e outros bichos. Destaque para os jardins que de tao perfeitos lembram cenografia. As flores sao tao bonitas que parecem de plastico. Sem querer acabei destruindo algumas tentando provar sua autenticidade. Tudo em nome da ciencia.
Bem, agora mais relaxado, acredito que o passo seguinte deve ser tentar resolver o problema informatico, morrer num dinheiro, aporrinhacao, etc. Ou nao, ja que escrevo estas linhas 'largatamente' deitado na grama como um 'nativo' expondo minha barriga indecente (agora entendi por que ta esvaziando isso aqui...) sob o sol de 6:30 da tarde, salvo pelos bons e velhos caneta e bloco.
Sendo assim, considero feitas as pazes com o papel desde ja pensando em evitar futuras tristezas como essa, ou quem sabe ainda adquirir uma caneta tinteiro para homenagear os velhos escritores dessa terra. Mas se esse cisne ciscando na minha frente continuar dando mole escreverei as proximas folhas com uma linda e longa pena branca.'

5 comentários:

Anônimo disse...

E aí? Vc sumiu do msn naquele dia! Conseguiu resolver o problema do lap? Saudades

Anônimo disse...

Robertito, como te disse pelo msn me diverti muito com seu blog...e escrevo estas mal traçadas linhas pra te dizer que me solidarizo com vc pois já passei por esse "momento tracinho piscando"...Terrível né! No primeiro momento vc pensa "ah tá demorando mas vai entrar". Depois de alguns segundos vc reinicia, liga-desliga e nada. Aí pensa "deve ser algum cabo desconectado". Revira o bicho de cabeça pra baixo. Liga e desliga novamente e nada. Custa a acreditar, mas aí vem a constatação dos fatos. No segundo momento começa achar que pode não ser nada tão sério, vc é que não sabe resolver. Mas qdo realmente nos damos conta de que "fudeu" aí é...Frustação total...Só aí que percebemos que nossa vida está ali né...absurdo mesmo...Tentamos nos consolar pensando "ah e qdo não existia computador". É igual qdo perdemos o celular e nos damos conta que não usamos mais agenda de papel...perdemos todos os contatos por preguiça. Pois é, mas o computer existe e está aí pra nos fazer conectar com o mundo, e qdo esse mundo se resume num tracinho piscando é brabo mesmo. Tomara que o seu caso seja menos grave, não se desespere amigo...
Eu mesma sempre tive uma certa relutância com esse mundo virtual. Custei a aderir a essa onda frenética de orkut e msn. Cedi na pressão. Qdo falava para as pssoas que eu não tinha orkut as pssoas me olhavam como se estivesse cometendo um crime, parecia que eu tava xingando Jesus Cristo, sei lá...ou que não fazia parte desse planeta...aí acabei cedendo. O mesmo se deu com o msn...Pronto, cedi de novo, e agora cá estou...pelo menos se não fosse isso não estaria aqui lhe escrevendo essas besteiras...hehehe
Qto a maq digital, sempre tive uma certa implicância com elazinha...Primeiro pq, vc sabe muito bem que tenho mania de fotografia né, faço coleção. E o que mais curto é, além de poder compartilha-las com os amigos, poder matar a saudads através delas tbm. Pra mim, a graça ainda está na foto espontânea...esse negócio de apagar não tem a menor graça. Pensando pelo lado econômico, vc tem toda razão...mas eu não conheço ninguém, eu disse ninguém mesmo que revele essas fotos. Ai entra de novo o computer. Ótimo poder compartilhar as fotos com os amigos, mas e quem não tem computer? Faz o que? Não vê né... Nesse aspecto, maq digital ainda não me conveceram...Sou defensora das fracas e oprimidas máquinas antigas, que agora tadinhas se encontram apenas esquecidas dentro dos armários fadadas ao mofo e ao esquecimento. Mas dela eu não abro mão e tenho dito....

Unknown disse...

Ah, Beto... que chato isso do seu comput!!! E que complicado tambem!!! Eu acho que nao sai mais viver sem "ele"!! "Ele" tem todas as minhas informacoes e eh o meu principal meio de comunicacao!! Quanto aos acentos, tils e afins, no inicio me incomodava bastante, ams agora jah acostumei a escrever sem nada mesmo, e quer saber, eh tao mais pratico!!hahahah O unico que ainda faco eh colocar um "h" nas palavras que terminam com uma vogal acentuada, mas quando o acento estah no meio, nem me importo!!! Preguica pura e crenca de que os leitores sao bem inteligentes e nao precisam desses sinais graficos para entender as minhas belas palavras!!!!
Mas eh isso, boa sorte com seu comput!! e Pague o quanto for para nao perder as suas fotos lindas e maravilhosas!! Que alias vc p[recisa me mandar!!! beijos enormeeeeeessss!!!!

Anônimo disse...

Prefiro me abster dessa questão pelo simples fato de "saber o que ser isso" e também porque sei o quanto é inimaginável a quantidade de fotos maravilhosas que estão, por tempo, perdidas no seu note...e como você sabe da minha paixão por elas, farei um minuto de silêncio e ficarei aqui na torcida para que tudo dê certo!

...................1 minuto de silêncio.....................


Como consolo, te lembro que a maioria das minhas, das nossas melhores fotos estão reveladas ou em backup (falei...rs).

Quando voltar terei novidades e te espero para juntos deitarmos no chão da sala e folhearmos fotos e mais fotos de momentos inesquecíveis com muitas histórias pra contar, ao som de Cássia ou The Doors...

Anônimo disse...

Triste, muito triste...