foto furuta

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Os perigos nossos de cada Dia


Falar de como pode ser estranho um lugar onde a língua, a cultura, etc., são diferentes é chover no molhado. Mas existem coisas que acontecem com uma certa regularidade e ainda por cima em frente de casa que não é preciso ser nenhum antropólogo, biólogo, ou especialista em nada para se tirar algumas razoáveis conclusões (ou não...).
Cheguei em Londres em uma madrugada de novembro depois de um rolé com meu irmão pela ‘Zoropa’. Na última etapa alugamos um carro da Escócia até aqui (pegar estrada a 180 km/h e do lado direito merece um texto a parte). Depois de uma rápida conferida no agito londrino, partimos para a casa do Juba, nosso anfitrião, velho amigo de Ronaldo e hoje meu ‘flatbrother’. Cansados e sem GPS, tivemos que parar para telefonar e pegar as coordenadas do nosso teto. Não sabíamos que já estávamos praticamente do lado. Até aí, normal. O curioso foi sair do carro rumo à clássica cabine telefônica e dar de cara com uma raposa (das grandes) parada e nos olhando. Ficamos segundos falando sem mexer um músculo. O impasse estava criado. Mas como brincar de estátua em plena madruga, cansados e num frio de -4 graus não tinha nada a ver, fui no carro pegar a câmera para registrar a cena. Não preciso dizer que foi só eu pegar a máquina que a raposa 'deu linha'. Daí guardei a câmera e só de sacanagem apareceu outra maior ainda. O que eu fiz então? Nada. Pensei: “essa porra deve ser igual a cachorro aqui, passa toda hora”. Engano. Conheço gente que está aqui há anos e nunca viu uma. E de lá pra cá só vi mais umas 3 ou 4 vezes (todas sem câmera á mão, claro!). Isso sempre à noite, porque o dia, pelo menos nessa vizinhança é dos corvos e dos esquilos. Eu cresci ouvindo os pássaros cantarem pela manhã, por isso acordar com berro de corvo é um troço meio esquisito. O bicho berra alto e sinistro pra cacete! Passarinho mesmo só canta aqui às 3 da manhã. Vai entender?!
Já a ‘esquilada’ da área faz um rebú danado. Especialmente dois que moram numa árvore em frente a minha janela. Viraram ‘Tico & Teco’, óbvio. Mas nunca sei qual é qual nem quando estão brincando ou saindo na porrada. É uma correria desenfreada, um atrás do outro, cheia de pulos acrobáticos e saltos em distâncias impressionantes. O principal motivo de estar falando sobre isso é que mesmo achando essa bicharada sui generis, acredito estar compreendendo melhor a organização anti-social da fauna local.
Outro dia eu estava na minha pequena varanda/sacada tomando uma cervejinha de fim de tarde, coisa de lei, quando fui surpreendido por um pombo dando uma carreira num corvo. Disse pra mim mesmo: “que raio de corvo frouxo é esse, deste tamanho, feio toda vida, correndo de um pombo??”. Dois dias depois, na mesma bat-varanda curtindo o mesmo bat-relax, me passa uma raposa batida com um corvo berrando na cola (não sei se foi o mesmo corvo, não deu tempo de perguntar!). "Pára tudo!! Que porra é essa??!! Tô ficando doido??? Mais??!!".
Olhei ao redor e vi que bêbado eu não tava, pois só tinha umas três latas por perto. Alguns minutos depois de pensar que já tinha visto de tudo nessa vida, ouço um dos esquilos aos gritos partindo pra cima de um pombo que ciscava perto do seu quintal. EU VI ISSO TUDO! Quem me conhece pode imaginar eu contando esse ‘causo’ ao vivo, rir da cena, mas sabe que eu não tô de brincadeira! Outros podem até me chamar de alucinado, mentiroso, bebum (não precisa ser nessa ordem...), mas o céu é testemunha! Nunca quis tanto que alguém estivesse filmando qualquer coisa sem motivo algum como nesses instantes pra lá de surreais. Nem Jacques Cousteau presenciou um flagrante da natureza numa escala dessas!!
Passada a euforia e total incredulidade por tal ‘fato sem fotos’, me convenci de que não tem pra ninguém nesse pedaço. É o esquilo quem manda nessa porra toda!! Botou pra correr o pombo que escurraçou o corvo que esculachou a raposa! Quem olha pro safado pode até pensar, “tão bonitinho, fofinho, inofensivo...”, mas eu é que não vou dar mais mole pra esse roedor parente do coelho assassino de “Monty Python em busca do Cálice Sagrado”. Por conta disso que agora eu tô aqui encomendando um kimono, malhando pesado, me benzendo antes de sair de casa e ter que lutar pela sobrevivência nessa ‘cadeia alimentar’ muito doida. Ainda mais hoje, sexta-feira 13!

5 comentários:

Unknown disse...

Rapá, se vc for comido pelo Tico e Teco, como ficarão os homônimos que restaram no seu cérebro. Acho que de repente aí dá pra por a raposa pra tomar conta do galinheiro hehehehehe. Quem sabe elas não trocam o milho por um bom raposão guisado. Bjs aldeenses

Bilubiá

Anônimo disse...

Carái de asa, malandro (não...esse vc não vai ver aí... esse só no Kansas...)!!! Muito, mas muito cuidado! Agora fiquei preocupado... qualquer dia vc verá a Margareth Tatcher pelada correndo atrás de todos eles com um rolo de massa na mão, exceto os corvos, que serão seus aliados e estarão um em cada ombro... mande notícias todos os dias agora, hein... pelo amor de deus!!! Gegê (preocupado,muito preocupado.....tsc)

Anônimo disse...

To com Gêno, Fields! Que tipo de droga tem aí que não chegou aqui ainda???!!!! Huahuahuahua...
Só dou um desconto por ter sido sexta-feira 13...rs

Mudando de assunto: ADOREI A IDÉIA desse Blog! Vamos manter contato sempre.
Assim podemos brincar, escrever um pouco e fingir que estamos pertinho e qdo acabarmos as novidades, podemos dormir e sonhar com nossas maravilhosas noitadas, sem raposa, claro, mas com muita saudade!

Da amiga que te ama
Nataly

Anônimo disse...

Beto, que sinistra essa estória. Ou vc tomou alguma coisa que ainda não chegou na terra do araribóia ou os esquilos realmente vão 'conquistar o mundo'!!
Sinistro...
Bjs!!!
Elaine - La Furinga

Unknown disse...

cara, aih tem chipmunk??? Os chipmunks sao os originais Tico e Teco!! Cara, eles sao tao estressados!!! Sao pequenininhos, mas correm que nem umas balas!!!
Esses outros esquiolos sao bem comuns aqui, e estao por todo lado!! Corvo tb!! Um sacoooo!! Tb detesto acordar com o "grito" deles!!! Agora, raposa eu ninva vi... =O( mas jah vi veado!!!! =O)
Agora, essa histora de esquilo que bota para correr pombo que bota para correr corvo que bota para correr raposa... sei nao, hein... Tem certeza que era soh cerveja!?!?!? Isso tah parecendo algo mais bombado!!! hahahahaha
Ri muito lendo isso, e sim, fiquei imaginando vo contando!!!! Figura!!